UFCG firma parceria com uma das maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo

Objetivo é o desenvolvimento de softwares para aparelhos portáteis, especialmente tablets

Uma das maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo, a Compal Electronics, de Taiwan, estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para o desenvolvimento de softwares embarcados para aparelhos portáteis, visando o mercado mundial.

“A idéia é desenvolver produtos inovadores que ofereçam um diferencial competitivo ao mercado de dispositivos móveis, principalmente tablets”, comenta o professor Angelo Perkusich, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva (Embedded) da UFCG, que coordena os trabalhos.

Os investimentos giram em torno de R$ 25 milhões durante os três primeiros anos do programa e incluem a implantação do Centro de Competência em Usabilidade de Software Embarcado, cujo lançamento acontecerá no próximo dia 29. Também fazem parte desta parceria o Instituto Eldorado, o centro de pesquisa Venturus, a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

O convênio com a UFCG foi assinado em fevereiro último e fortalece ainda mais a presença da instituição no cenário de desenvolvimento tecnológico mundial. Os trabalhos já foram iniciados. “Nossa função é desenvolver programas para sistemas embarcados compatíveis com a plataforma Android”,explica Perkusich.

O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android.

O Embededd

Fundado em dezembro de 2005, o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva (Embedded) ocupa um prédio de 600 metros quadrados no campus da UFCG em Campina Grande. Possui histórico de parcerias com grandes empresas, a exemplo da Nokia, Petrobras, Ford, Eletrobras, Positivo, Samsung e SMS. Faz parte do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

A Compal

A Compal Electronics desenvolve e produz notebooks, tablets, monitores e TVs de tela plana, entre outros produtos eletrônicos. Fundada em 1984, a empresa taiwanesa possui mais de 40 mil funcionários e, em 2010, cresceu 34% atingindo o faturamento global de US$ 29 bilhões.

A empresa brasileira do grupo Compal, a Compalead, iniciou suas atividades de produção em 2009, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. É a primeira fábrica de empresa fora de Taiwan.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 20.04.11)

Data: 20/04/2011