topo_cabecalho
Professora da UFCG é eleita para presidir Câmara Especializada de Agronomia do CREA-PB

A professora Dra. Vera Antunes de Lima (foto), que integra a Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola - UEAg, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN / UFCG, foi eleita no último dia 17 para coordenar, por um ano, a Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/PB. Ela vai tomar posse no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA, na próxima semana, em Brasília, juntamente com outros colegas, eleitos como ela, para ocuparem a mesma função em CREAs de outros estados brasileiros.

Participam da Câmara Especializada de Agronomia, engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, engenheiros florestais, engenheiros de pesca, meteorologistas, tecnólogos e técnicos de 2º grau dessa modalidade. Atualmente, a Câmara reúne representantes das seguintes instituições de ensino e entidades: UFPB, UFCG, Associação Paraibana de Engenheiros Agrônomos e Sindicato dos Engenheiros - SENGE.

À Câmara Especializada de Agronomia compete, além da fiscalização do exercício profissional, a normatização das atividades, da procura da garantia do pleno exercício e efetiva participação profissional nas obras de Agronomia, no cerceamento da atividade de leigos e do exercício ilícito de profissionais não habilitados.

Sobre a importância de ser a primeira mulher eleita para ocupar a função de coordenadora da Câmara junto ao CREA-PB, a professora Vera Antunes disse que vai trabalhar para promover ações voltadas para o fortalecimento dos profissionais que estão vinculados à Câmara, destacando que “a função também tem grande importância por representarmos a UFCG e a própria Unidade de Engenharia Agrícola em tão importante órgão da Paraíba, que também atua junto ao CONFEA, órgão que tem uma abrangência nacional”.

A professora ressalta que para atender à demanda da sociedade “que nos exige segurança e qualidade alimentar, a sustentabilidade do meio ambiente produtivo, o uso racional de tecnologias e inovações, a ética nas atividades agrosilvipastoris”, o programa de fiscalização na área da Agronomia tem como meta alcançar os seguintes objetivos:

Na área de serviços profissionais, garantir à sociedade a prestação de serviços técnicos por profissional habilitado, em condições de oferecer tecnologia agropecuária moderna e adequada para cada caso, visando alcançar os objetivos econômicos e sociais compatíveis com o desenvolvimento rural sustentado, almejados por toda nação brasileira.

Já na área de produção de alimentos e matérias primas em geral, o objetivo é garantir a produção de alimentos, tanto os de consumo in natura como os processados e industrializados, de melhor qualidade e sem contaminação, através da participação efetiva de profissional habilitado.

Com relação à área de proteção do meio ambiente e do próprio homem, desenvolver ações que defendam o uso racional e adequado de agrotóxicos, visando proteger a sociedade e principalmente os trabalhadores rurais, o meio ambiente, impedindo a contaminação da produção agrícola, defender a preservação da fauna, flora e outros recursos naturais.

E, finalmente, atuar junto aos profissionais, garantindo o exercício profissional de acordo com suas respectivas atribuições, bem como os privilégios que a legislação lhes concede, respeitando a ética profissional e coibindo a participação dos leigos nas atividades do ramo Agronomia.


Data: 23/03/2006