Projeto da UFCG é destaque no Globo Rural

Fogão Solar ajuda a preservar o meio ambiente e surpreende pela simplicidade e eficiência

Um projeto desenvolvido no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, foi tema de matéria veiculada nacionalmente na manhã desta sexta-feira, dia 15, no programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão.

Na matéria, produzida por uma equipe da TV Paraíba, o CDSA é citado como um importante instrumento de transformação da realidade da região, seja através do apoio à produção agrícola e à criação de animais, seja no desenvolvimento de tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente.

Um exemplo é o Projeto Fogão Solar, que surpreende pela simplicidade e eficiência. Consiste basicamente numa caixa de papelão com uma chapa de zinco na base, papel laminado e uma tampa de vidro. “Se alguém tem dúvidas se funciona mesmo, olha só”, brinca o repórter Plínio Almeida, abrindo uma fumegante panela de arroz.

O apelo ecológico do invento é comentado pelo agricultor Anselmo Coelho. “Acho que é uma coisa que vai dar certo, porque no assentamento a gente queima muita madeira, e madeira a gente tem que preservar, senão vai embora, ficam só as pedras”, disse.

O Projeto Fogão Solar foi financiado pelo BNB e desenvolvido pelo CDSA e pelo Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, em parceria com a Fundação Universidade Camponesa.

CDSA

O campus de Sumé possui cerca de 750 alunos matriculados, 87 professores e 43 servidores técnicos administrativos. Oferece sete cursos: Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Produção, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais, Superior de Tecnologia em Gestão Pública e Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Assista aqui a matéria.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 15/04/2011