Programa de Bolsas Erasmus Mundus seleciona 18 novas propostas de consórcios universitários

Instituições de Ensino Superior brasileiras também podem participar da seleção. Prazo para as candidaturas termina dia 29 de abril

Instituições de Ensino Superior interessadas em aderir ao Programa Erasmus Mundus da Comissão Européia durante o ano acadêmico 2009-2013 têm até 29 de abril para encaminhar propostas de consórcios universitários. Há oportunidades para universidades européias e não-européias, inclusive brasileiras. Os formulários eletrônicos estão disponíveis na página oficial do programa.

Serão financiados consórcios que ofereçam programas de pós-graduação (master/mestrado) e de doutorado conjuntos, além de projetos e atividades promocionais das universidades européias juntamente com instituições parceiras não-europeias. Enquanto na primeira modalidade serão beneficiadas até 10 novas candidaturas, a segunda irá selecionar oito projetos.

Cada instituição poderá apresentar mais de uma proposta. Neste caso, no entanto, será exigida a apresentação de candidaturas distintas. Na avaliação, serão levados em consideração os seguintes critérios: qualidade acadêmica, integração do curso, medidas de gestão, serviços de apoio, garantia de qualidade e avaliação, experiência e composição da parceria, bem como a medida de apoio aos bolsistas.

Leia na íntegra o Convite à apresentação de propostas para a execução do programa Erasmus Mundus 2009-2013 em 2011.

(Universia Brasil)

Data: 08/04/2011