topo_cabecalho
Capes e Cofecub abrem edital para seleção de projetos conjuntos de pesquisa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 31, o edital Capes/Cofecub para seleção de projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da França e à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O concurso visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades no ano de 2011. As inscrições podem ser feitas até 18 de maio.

 

A seleção consistirá de quatro etapas sendo elas verificação da consistência documental, análise do mérito, priorização das propostas com parecer favorável e decisão final em reunião conjunta entre a Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano.

 

Requisitos


Cada proposta deverá conter planejamento de atividades considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de quatro anos e deverá conter previsão de formação de recursos humanos nas modalidades doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral.

 

Além disso, deve estar vinculada a um programa de doutorado avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7 e ter a equipe composta de no mínimo quatro doutores, sendo a coordenação brasileira exercida por docente brasileiro com título de doutor obtido há pelo menos cinco anos.

 

A apresentação da proposta deverá ser efetuada simultaneamente pelas equipes brasileira e francesa, para a Capes e para o Cofecub, respectivamente.

 

Benefícios


Entre os benefícios concedidos estão missões de trabalho, missões de estudo e custeio de material de consumo. Comprovada a necessidade no projeto, prevê-se a concessão anual à equipe brasileira de até R$ 10 mil em recursos financeiros para a aquisição de material de conservação e limpeza de laboratórios, de desenho e de expediente, de filmagens e gravações, de impressão; combustível e lubrificante; embalagens; produtos químicos, biológicos, farmacêuticos e odontológicos em geral; vidrarias de laboratório; peças para "upgrades" de gabinetes de computadores ou outro material de consumo.

 

O recurso será gerido pelo coordenador brasileiro, observando as disposições do Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador.

 

Inscrições


As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento de formulário de inscrição. A proposta em francês deverá ser encaminhada para o link disponibilizado para este fim na página do Égide. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

 

Mais informações sobre o edital pelo e-mail amanda.menezes@capes.gov.br

 

(Capes)


Data: 31/03/2011