Escola Agrotécnica de Sumé realiza I Umbufest nesta sexta-feira

A Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no campus da UFCG em Sumé, PB, realiza na manhã desta sexta-feira, 25, o seu I Festival do Umbu. O evento terá em sua programação a realização de palestras temáticas sobre o Umbu, do curso sobre processamento de produtos derivados do Umbuzeiro e degustação de produtos derivados deste fruto.

A abertura será realizada às 8h, na Quadra de Esportes, seguido da apresentação da palestra “Manejo cultural e potencial agroindustrial do Umbuzeiro”, que será proferida por Elder Manoel de Moura Rocha, da Embrapa Semiárido Petrolina, PE, a partir das 8h45min, no Auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé.

A programação prossegue às 9h45min, com a realização do curso “Processamento de produtos derivados do Umbuzeiro”, por Milton de Brito Cavalcanti, no refeitório da Escola, e, com um ciclo de palestras, quando serão abordados os seguintes temas: “A riqueza do Umbuzeiro”, ministrada pela professora Adriana de Fátima Meira Vidal, do CDSA - UFCG (Sala I); “Experiência do Umbu na Agricultura Familiar”, por Claudiana Cardoso, integrante do Grupo de Mulheres da Comunidade Lajedo, em Timbaúba – PE (Sala 2); “Experiência do Fórum Territorial do Cariri Ocidental” (Projeto Beneficiamento de Frutas de Sumé), por Jefferson Roberto, Assessor Técnico do Território do Cariri Ocidental (Sala 3) e, “Preservação da Cultura do Umbuzeiro”, a ser proferida por Alexandre Santana, Supervisor do Projeto Dom Helder (Sala 4).

O evento é uma realização da Escola Agrotécnica e Prefeitura de Sumé e tem o apoio do CDSA, Embrapa Semiárido, Projeto Dom Hélder Câmara, Ecofeiras do Cariri, Acopam e AAUC.

O Umbu

O Umbuzeiro é uma planta xerófila do Bioma Caatinga que se presta a exploração extrativa de seus frutos. Seu nome em tupi-guarani é "y-mb-u", que significa "árvore que dá de beber". Ela tem o poder de armazenar água em suas raízes. O fruto é conhecido como umbu, imbu, ambu, ombu, derivados de seu nome indígena.

Escola Agrotécnica de Sumé

A Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz (EAS) está, além de oferecer educação formal do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, trabalha práticas agrícolas, zootécnicas, industriais e comerciais fornecendo orientações preliminares em agricultura, olericultura, horticultura, apicultura e criação de animais.

Atualmente o seu corpo docente é constituído por 20 professores, o corpo discente conta com um número de 300 alunos divididos em dois turnos. Os estudantes da Escola são oriundos das zonas rural e urbana. Nos espaços disponíveis da escola, os alunos plantam hortaliças, culturas tradicionais como feijão e milho, e culturas irrigadas como bananas, uva e maracujá, que são utilizados para próprio consumo da Escola e para a comercialização na Feira Agroecológica de Sumé.

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)

Data: 24/03/2011