topo_cabecalho
Inpe lança o primeiro concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil

Poderão se inscrever fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais.

 

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) abre pela primeira vez um concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil,

 

Apesar de ser campeão mundial em incidência, com 60 milhões de descargas por ano, o Brasil dispõe de poucas imagens de raios. Com intuito de documentar o fenômeno, que é diferente nas diversas regiões do País, o Elat/Inpe recebe fotos e vídeos de raios para o concurso "Momento Único - A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil".

 

Poderão se inscrever fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o País. O regulamento está disponível no site: www.inpe.br/elat, no link notícias/concurso.

  

Os ganhadores do melhor vídeo e melhor foto serão anunciados na solenidade de abertura da 14ª Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (Icae 2011), a maior conferência mundial sobre o tema, que acontece desde 1954 e será realizada, pela primeira vez, no hemisfério sul na cidade do Rio de Janeiro de 7 a 12 de agosto. Os vencedores receberão uma passagem de ida e volta para o Rio e participarão do coquetel e solenidade de abertura.

 

O banco de imagens do concurso irá compor cenas do primeiro filme documentário sobre os raios no Brasil. O filme "Fragmentos de Paixão - Que Raio de História", que está sendo realizado pelo Elat, será lançado em fevereiro de 2012. As gravações começam em agosto deste ano e irão contemplar os raios no contexto da história, cultura e ciência nacional. A equipe deverá viajar por mais de 10 cidades de todas as regiões do Brasil.

 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (12) 3208-6824 ou ainda pelo e-mail elat@inpe.br

 

(Jornal da Ciência)


Data: 17/03/2011