Quatro em cada dez alunos brasileiros têm até dez livros em casa

O dado foi apontado com base no questionário do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009 e mostra que a média brasileira é baixa

40% dos estudantes brasileiros têm entre zero e dez livros em casa. Foi o que apontou o questionário do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2099, avaliação sobre aprendizagem no mundo. Na região de Xangai, província da China que obteve as melhores notas, apenas 10,2% dos alunos têm até dez livros, contra 36,8% que tem entre 25 a cem volumes.

Esses percentuais mostram o quanto a média de brasileiros que possuem livros em casa é baixa, mas mesmo assim ainda há outras variantes nessa equação, como nível sócio-econômico dos estudantes, qualidade da escola e até mesmo motivação dos professores. Com base nos dados, entretanto, é possível observar que possuir muitos títulos ajuda a ter um melhor desempenho nos testes.

De acordo com o Pisa, o livro mais popular nas estantes dos alunos brasileiros é o dicionário. 95% dos brasileiros têm um exemplar em casa. Em Singapura, a proporção é ainda maior, 99 a cada cem possuem a obra. Já o Quirguistão, na Ásia, é o país com menor quantidade de alunos com dicionário, 73 a cada cem estudantes têm esse material.

O segundo livro mais popular no Brasil são os que ajudam em tarefas escolar. O Pisa aponta que cerca de 90% possuem um exemplar desses nas estantes. Já os livros de poesia aparecem na casa de 64 a cada cem estudantes.

(Universia)

Data: 11/03/2011