MEC cria comitê para modernizar a gestão da educação superior

Comitê desenvolverá um sistema integrado de gestão para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Com o objetivo de modernizar o modelo de gestão da educação superior, o Ministério da Educação (MEC) criou um comitê que desenvolverá um sistema integrado de gestão para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Trata-se do Comitê Gestor do Projeto - Sistema Integrado de Gestão da Educação Superior (Siges), publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (28).

Dentre as atribuições do comitê estão o papel de selecionar alternativas à execução do projeto para sua plena consecução e o de monitorar e controlar o cumprimento do planejamento, orçamento e cronograma do Siges. Além disso, o comitê priorizará o desenvolvimento dos segmentos de negócio que comporão o Siges e estimular a participação colaborativa das Ifes nesse sistema.

O comitê será integrado por representantes dos ministérios que trabalham na Secretaria de Educação Superior doMEC, por dois dirigentes da Diretoria de Tecnologia da Informação; por um representante da Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e por um representante da Diretoria de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além desses fazem parte do comitê dois reitores de universidades federais; um diretor de tecnologia da informação de universidade federal, e um representante do Fórum de Pró-Reitores de Administração e Planejamento.

O texto do DOU ressalva, porém, que a participação no comitê é voluntária e não implica retribuição financeira aos seus integrantes.

(Jornal da Ciência)

Data: 28/02/2011