Setor de Psicologia da UFCG auxilia os estudantes na busca pelo autoconhecimento

Em 2010, foram realizados mais de 700 atendimentos só no campus de Campina Grande.

Com o intuito de auxiliar os estudantes na busca pelo desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e melhor qualidade de vida, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), mantêm o Setor de Psicologia.

Funcionando de segunda a sexta, nos três turnos, o serviço é totalmente gratuito e direcionado aos alunos de graduação, preferencialmente, economicamente carentes.

O atendimento é realizado com hora marcada, uma vez por semana. Cada consulta dura 50 minutos e, dependendo do caso apresentado pelo estudante, o tratamento pode durar até seis meses.

De acordo com a psicóloga da UFCG, Lenilda Morais, são vários os motivos que levam o estudante a procurar o setor. Desde a não identificação com o curso para o qual optou até saudades dos familiares e amigos do Ensino Médio. E, ao contrário do que muitos pensam, o serviço de atendimento psicológico não é direcionado apenas a pessoas doentes.

“Nós trabalhamos com o estudante e o auxiliamos a fazer uma autoanálise, a aliviar as tensões, a ter autoconfiança na tomada de decisões, enfim, orientamos esses estudantes a resolver as questões que os angustiam, sem que isso interfira ou atrapalhe seu rendimento acadêmico”, diz.

Segundo ela, 90% dos casos que chegam ao consultório são solucionáveis. “Muitos vem para a graduação fazer cursos por pressão dos pais ou por questões financeiras. Nós primeiramente tentamos conhecer esses alunos, seus anseios, gostos e depois aplicamos testes para identificar suas habilidades e assim direcioná-los. Esse é um dos casos que chegam até aqui”, exemplifica.

Em 2010, só no campus de Campina Grande, foram atendidos 314 estudantes e realizadas 736 consultas. Nos demais campi, foram realizados 71 atendimentos.

O atendimento do Setor de Psicologia da UFCG, no campus de Campina Grande, é feito por três psicólogas, em consultório instalado na sede da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), Bloco AB, 2º andar.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 2101.1499/2101.1059/2101.1731

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 28/02/2011