Restaurante Universitário garante permanência de alunos na UFCG

Instituição fornece uma média de 4.200 refeições gratuitas diariamente

Com uma média diária de 4.200 refeições, o Programa Restaurante Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos únicos do país que fornece refeições gratuitas para os estudantes.

O programa é um dos mecanismos criados pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) para assistir os alunos carentes matriculados na instituição. Para ter direito às refeições, o aluno passa por uma avaliação socioeconômica, cuja meta é beneficiar os alunos que realmente precisam da assistência do programa.

Para o coordenador de Assuntos Estudantis da UFCG, Antônio Gláucio, o restaurante é fundamental para garantir a permanência dos estudantes na graduação.

“Como este programa, garantimos as condições mínimas para que os estudantes possam permanecer na universidade para participar de outras atividades além das aulas regulares, como realizar pesquisas em laboratórios, consultas na biblioteca, eventos, palestras, entre outros. Para se ter uma idéia da importância desse programa, quando se tem alguma ameaça de paralisação ou greve, os alunos são os primeiros a nos procurar para pedir que o restaurante não feche”, exemplifica.

É o que confirma a estudante do 7º período do curso de Pedagogia, Priscila Dantas. Moradora da cidade de Queimadas e beneficiada pelo programa há cerca de um ano, ela diz que antes do restaurante não tinha condições de permanecer na universidade o dia inteiro e perdia, inclusive, algumas aulas. “Com o direito de almoçar e jantar na universidade, agora tenho condições de participar mais das aulas e de outros eventos. Inclusive, consegui um estágio na creche da UFCG,  o que é muito bom para meu currículo”, avalia.

Atualmente, a UFCG conta com quatro restaurantes, distribuídos entre os campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, que oferecem almoço e jantar. Nos demais campi - Cuité, Pombal e Sumé -, o serviço é disponibilizado apenas para os estudantes que moram na Residência Universitária. Lá, eles dispõem de três refeições: café da manhã, almoço e jantar.

Reestruturação

Devido à grande importância deste programa, no ano de 2010, a UFCG investiu na reestruturação de algumas unidades. Em Campina Grande, por exemplo, o RU foi equipado com produtos de primeira linha. Foi instalado um forno de cocção, no valor de R$ 130 mil, com capacidade para assar 500 galetos em apenas 30 minutos. Operado com Gás Natural Veicular (GNV), o novo forno substitui o antigo sistema de caldeira, que utilizava gás altamente poluente.

Em Pombal, foi montada uma cozinha para servir as refeições para os estudantes.

Construção de novos RUs

Neste ano de 2011, está dentro dos planos da PRAC a construção do RU do campus de Cuité. “Esperamos que até o final do ano, estejamos com esta obra pronta e em 2012 projetamos a construção dos restaurantes dos demais campi”, revela.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 25/02/2011