Programa de incentivo à caminhada da UFCG já tem 200 usuários cadastrados

O Portal Saúde foi lançado em abril do ano passado e é direcionado à comunidade em geral.

Com a finalidade de oferecer à comunidade em geral uma opção de vida mais saudável através da prática de caminhada, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), lançou no ano passado o Programa Portal Saúde. Uma prova de que o programa já é um sucesso está no número de usuários cadastrados. Já são 200 caminhantes.

Pessoas como a dona de casa Bernadete Alves, moradora do bairro do Monte Santo. Ela está no programa desde o início e revela os benefícios que as atividades trazem para a vida dela. “Antes, eu tinha muitas dores lombares. Depois que comecei a participar do programa, elas sumiram”, afirma.

As caminhadas são realizadas diariamente na UFCG com acompanhamento de profissionais da área de Educação Física que fazem a avaliação do usuário. Nos dados, constam peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca, percentual de gordura, índice de massa corporal, entre outros.

Atualmente, dos 200 usuários cadastrados, 173 são pessoas da comunidade em geral - moradores dos bairros circunvizinhos à UFCG, como Monte Santo, Bela Vista, Bodocongó e Conjunto dos Professores -, 19 são membros da comunidade acadêmica – professores, servidores e alunos - , e oito são servidores aposentados da UFCG.

Para quem quiser participar, o Programa Portal Saúde da UFCG é realizado diariamente nos horários das 6h às 8h e das 16h às 18h. O percurso total é de 580 metros.

Obtenha mais informações sobre como se cadastrar no programa no Setor de Esportes da UFCG, através do telefone: (83) 2101.1343.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 23/02/2011