SIASS promoverá palestras de promoção à saúde para servidores da UFCG

Exames periódicos revelaram altas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose.

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) vai promover uma série de palestras de promoção à saúde para os servidores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A campanha dá início às atividades preventivas baseadas no relatório dos exames periódicos de saúde obrigatórios, realizados no ano passado pelos servidores do campus de Campina Grande.

Foram constatadas, através de amostras de exames, altas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose entre os servidores dos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), de Humanidades (CH), de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), e da Reitoria.  O único centro que não apresentou dados preocupantes foi o de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

No quesito referente às taxas de colesterol, os percentuais mais elevados foram constatados nos servidores do CTRN, com 72% dos servidores apresentando alterações nos exames, seguidos do CEEI com 68% e da Reitoria com 58, 3%. O CCT e o CH apresentaram percentuais de 57% e 54%, respectivamente.

Em relação às taxas de triglicerídeos, os maiores percentuais foram observados nos servidores da Reitoria (46%), seguidos pelos do CTRN (42%), CCT (38%), CEEI (37,5%) e CH (32,5%).  Já em relação às taxas de glicose, 25% dos servidores do CEEI apresentaram alterações nos exames, seguidos pelos da Reitoria (23%), CTRN (22,2%), CH (20,5%) e CCT (16%).

De posse os dados, o SIAAS montou um cronograma de palestras para conscientizar e mostrar aos servidores a importância de uma boa alimentação balanceada a fim de minimizar estas taxas.

Com o tema, UFCG é peso ideal, a palestra Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável será ministradas pelo clínico e médico do trabalho, doutor Geraldo Verbete, e pelas nutricionistas do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Amanda Gonçalves, Clenise Farias e Sandra Regina..

Todas as palestras serão realizadas a partir das 9h30min.

Confira cronograma de palestras.

Dia 28/02

Servidores do CH: Sala 15 (Em frente à diretoria)

Dia 01/03

Servidores do CEEI: Auditório do CEEI (Prédio da diretoria)