UFCG é destaque na imprensa nacional

A Folha de São Paulo dessa quarta-feira, 12, fala da tradição da universidade nas Ciências Exatas

Eis o texto da matéria:

Federal de Campina Grande tem tradição nas exatas
Primeiros cursos criados e o atual mais bem avaliado pelo MEC são da área

DE SÃO PAULO

Encravada no agreste paraibano, a sede da UFCG, em Campina Grande, forma engenheiros e economistas desde os anos 50, quando a instituição ainda nem sonhava em ter o nome que tem hoje.
A Universidade Federal de Campina Grande, assim denominada, surgiu em 2002, quando se emancipou da UFPB (Federal da Paraíba).

Nos últimos nove anos, a universidade cresceu em tamanho e em oferta de vagas. Passou de 4 para 7 campi e de 1.650 vagas ofertadas em 2002 para as 4.750 em disputa neste vestibular. Ao todo, a instituição tem atualmente 67 cursos de graduação.

Hoje, o curso mais bem avaliado da instituição é o de ciência da computação, que tem nota máxima (5) no Enade (exame que mede a qualidade dos cursos) e no CPC (avaliação que considera, entre outros pontos, infraestrutura, corpo docente e Enade).

"A UFCG ficou conhecida com as engenharias, mas somos muito procurados também em cursos tradicionais", afirmou o vice-reitor, José Edilson de Amorim.

Por "muito procurado", Amorim se refere aos mais de 80 alunos que disputam cada vaga das medicinas oferecidas pela UFCG - a de Campina Grande, de formação tradicional, e a de Cajazeiras, criada mais recentemente, com foco no social.

VESTIBULAR

O acesso à UFCG, desde o ano passado, é apenas pelo Enem. Por enquanto, as vagas não são ofertadas pelo Sisu.

Segundo Amorim, a federal decidiu usar o Enem, mas descartar o Sisu para privilegiar os estudantes locais.

"Os alunos daqui estavam em desvantagem com relação aos de outras regiões."
Por não participar do Sisu, a federal de Campina Grande tem calendário próprio em seu processo seletivo.

As inscrições ocorreram em setembro e o resultado deve sair sete dias após a divulgação das notas do Enem -o que deve acontecer até esta sexta-feira.

CONHEÇA A UFCG
www.ufcg.edu.br

ESTRUTURA
Criada em 2002 após se desmembrar da UFPB, tem campi em 7 cidades da Paraíba e proposta de construção em mais 2