topo_cabecalho
Google reforça aposta na área educacional

O Google está em negociações com companhias de software educacional para ajudar a criar um mercado para programas educacionais on-line, um negócio cujo valor pode chegar perto de US$ 5 bilhões neste ano.

 

Jogos educativos e ferramentas de aprendizagem para professores de companhias como a Grockite a Aviaryjá são oferecidos no Google Apps Marketplace, uma loja on-line aberta em março. O Google tenta atrair mais criadores de software educacional e está aumentando os esforços para gerar receita com esse projeto, dizem executivos da companhia.

 

As vendas de software para escolas e universidades americanas neste ano deve ultrapassar o total de US$ 4,6 bilhões alcançados em 2009, segundo a consultoria Parthenon Group. Isso pode representar uma nova fonte de crescimento para o Google, que obtém a maior parte de sua receita com os anúncios relacionados às buscas na internet. A companhia trabalha com escolas, fornecendo gratuitamente programas de processamento de texto, e-mail e planilha eletrônica a estudantes e professores.

 

"Se conseguirmos fornecer acesso a aplicativos educacionais a nossos 10 milhões de usuários em milhares de escolas, isso será uma vitória em todos os aspectos", diz Obadiah Greenberg, da área educacional no Google. A maioria dos fornecedores de software com produtos no Google Apps Marketplace fica com toda a receita gerada com as vendas no site. Nos próximos meses, o Google planeja começar a ficar com uma participação de 20% nas vendas.

 

O Google pode enfrentar em breve a concorrência da Apple na área educacional. A Apple, que já tem laços com os fornecedores de software, planeja abrir em 6 de janeiro uma versão de sua popular App Store para computadores Mac.

 

(Valor Econômico – Disponível em Jornal da Ciência)


Data: 29/12/2010