Acesso remoto ao Portal de Periódicos está disponível aos membros da CAFe

O acesso remoto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está disponível às instituições de ensino e pesquisa que integram a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A novidade foi anunciada no início do mês de dezembro.

"Essa é mais uma grande vitória da equipe do Portal de Periódicos", comemora o diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira. Ele explica que o ingresso do Portal como provedor de serviço da CAFe atende a uma demanda das instituições, sobretudo daquelas que não possuíam nenhum serviço de acesso remoto aos recursos assinados pela Capes.

Na prática, um professor, pesquisador, aluno ou funcionário de uma instituição usuária do Portal e que integre a CAFe pode acessar o conteúdo assinado de qualquer lugar, por meio de um login e senha fornecidos pela sua universidade. A CAFe é uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa em uma rede de confiança. Na CAFe, cada instituição funciona com uma Provedora de Identidade, sendo responsável por autenticar e fornecer informações de seus usuários para os serviços autorizados oferecidos. Além de Provedoras de Identidade, as instituições pertencentes à CAFe também podem ser Provedoras de Serviços, sendo estes disponibilizados aos participantes da Federação, exemplo da Capes com o Portal de Periódicos.

Geralmente, professores e alunos de instituições de ensino superior já possuem algum tipo de cadastro, que permite acesso a serviços de e-mail, intranet, lançamento on-line de notas e faltas e realização de matrículas pela web. Esses mesmos dados poderão ser utilizados para acesso à CAFe. Isso porque a Federação utiliza o sistema Single Sign On (SSO), ou seja, o usuário acessa diversas aplicações externas por meio de uma única autenticação, sem a necessidade de recordar o seu login e senha em cada sistema.

O aceso remoto à CAFe é feito por meio do Shibooleth, que protege a privacidade no acesso às informações autenticadas e disponibilizadas on-line.O Shibooleth é uma tecnologia amplamente difundida e é utilizada por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa.

Parceria

Para Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor-adjunto de Gestão de Serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o ingresso do Portal de Periódicos como um Provedor de Serviço disponível aos integrantes da CAFe consolida uma parceria bem sucedida entre a Capes e a RNP. As duas instituições já têm atuado em conjunto no Projeto que levou ao desenvolvimento da atual versão do Portal, que possui uma ferramenta de busca integrada no acervo. "O Projeto do novo Portal de Periódicos e a Comunidade Acadêmica Federada, sob responsabilidade da RNP, estão chegando a um momento muito interessante. As duas iniciativas visam justamente responder a demandas importantes das instituições de ensino e pesquisa no Brasil", afirma Nunes.

Ele explica que o objetivo de uma Federação como a CAFe é incentivar a participação de diferentes instituições em uma relação de confiança. E a oferta de serviços capazes de despertar o interesse da comunidade acadêmica para a Federação é essencial para o fortalecimento desse tipo de iniciativa. "O fato de ser uma porta de entrada para pesquisadores que desejam acessar conteúdo científico faz do Portal de Periódicos um serviço importantíssimo para alavancar a própria Federação", afirma.

Atualmente, nove instituições de ensino e pesquisa integram a CAFe: o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Capes e as universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Minas Gerais (UFMG), de Santa Catarina (UFSC), de Viçosa (UFV), do Pará (UFPA), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a do Vale do São Francisco (Univasf). A expectativa é que, além de outras instituições de ensino e pesquisa, em breve, os demais usuários do Portal de Periódicos também façam sua adesão à CAFe e possam utilizar os serviços oferecidos pela Federação.

Adesão

Para aderir à CAFe, a instituição interessada deve enviar um e-mail para a RNP: cafe@rnp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A mensagem deve conter o nome da instituição; até três contatos técnicos (nome, função, e-mail, telefone); e um contato administrativo (nome, função, e-mail, telefone). Também é necessário preencher um questionário de gestão de identidade.

Caso a proposta de adesão seja aprovada pelo Comitê Gestor da CAFe, a equipe de TI da instituição passa a ter acesso a uma documentação com instruções para adequação aos requisitos técnicos necessários ao ingresso na Federação. A RNP também oferece apoio aos profissionais das instituições responsáveis pelos procedimentos de adesão.

(Capes)

Data: 28/12/2010