Estudante estrangeiro deve conferir data para matrícula

Estudantes de 27 países da África e das Américas do Sul e Central selecionados para iniciar a graduação no Brasil em 2011 devem procurar as instituições de ensino superior nas quais estão inscritos para verificar as datas das matrículas.

O Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, 21, a relação dos 434 estrangeiros selecionados para a formação universitária gratuita no país.

Quatro deles virão para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Edith Estelle Blanche Owono Elono, de Camarões (curso de Letras), Coffi Synther Jonathan Agbomasse, de Benim (curso de Direito, em Sousa), Admir Sendy Santos Alves e João Socorro Lopes Rodrigues, ambos de Cabo Verde (Engª Bioprocessos e Biotecnologia, de Sumé). (Dados inseridos pela Assessoria de Comunicação da UFCG).

A seleção do segundo semestre deste ano atendeu cidadãos de 11 países do continente africano, nove da América do Sul e sete da América Central. Entre os países com maior número de alunos estão República Democrática do Congo, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde (África), Bolívia e Paraguai (América do Sul) e Haiti (Caribe). No Brasil, os estudantes estão distribuídos em instituições de educação superior das cinco regiões, mas em maior número no Sudeste, Sul e Nordeste.

O Programa Estudante-Convênio de Graduação oferece oportunidade de formação superior a jovens na faixa de 18 a 25 anos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantenha acordos educacionais e culturais. É desenvolvido pelos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores, em parceria com universidades federais e estaduais e particulares.

Podem se candidatar à seleção cidadãos com ensino médio completo ou curso equivalente em seu país e que atendam a uma série de critérios. Entre eles, provar a capacidade de custear as despesas com moradia, alimentação e transporte no Brasil e, para os procedentes de nações que não façam parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa.

Confira a relação dos alunos do PEC-G 2011

(MEC)