topo_cabecalho
Novo programa busca fortalecer a pós-graduação do Mercosul

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20, o edital do novo programa de cooperação internacional para o fortalecimento de cursos de pós-graduação dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O programa consiste na associação acadêmica, por meio de parceria universitária, entre uma instituição de ensino superior de cada país membro ou associado ao Mercosul.

 

As inscrições vão até 31 de março de 2011.

 

Os projetos devem envolver, pelo menos, um curso de pós-graduação de cada país participante do programa, que atuará como entidade promotora ou receptora. Para atuar como entidade promotora, o programa de pós-graduação brasileiro deverá ter, preferencialmente, nota igual ou superior a 5 (cinco) na avaliação da Capes. Os demais países participantes fixarão critérios equivalentes de acordo com as normas vigentes em cada país.

 

Serão financiadas pela Capes bolsas de estudos, transporte aéreo, diárias e seguro saúde para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho e missão de estudo. A instituição promotora será responsável somente pelos gastos correspondentes às missões de trabalho, viagem de docentes brasileiros e estrangeiros membros da equipe do projeto, com nível de doutorado. As missões de estudo consistem na concessão de bolsas de estudo nas modalidades mestrado-sanduíche, doutorado-sanduíche e pós-doutorado.

 

A Capes concederá um valor máximo de R$ 110 mil por projeto ao ano, mediante a apresentação de plano de trabalho com a previsão das missões.

 

Mais informações pelo email fellipe.sousa@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6663.

 

Acesse o edital.

 

(Capes)


Data: 20/12/2010