Estudantes de extensão da UFCG implementam projetos produtivos em municípios do Cariri Ocidental

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, a Prefeitura Municipal de Sumé, a Fundação Universidade Camponesa (UniCampo) e o Fórum Territorial do Cariri Ocidental Paraibano, realizaram na manhã desta quarta, 15, no auditório do CDSA, a Reunião de Socialização do Projeto Implantação de Microprojetos Produtivos em Unidades Familiares do Território do Cariri Ocidental Paraibano.

Foram apresentados 24 microprojetos que serão desenvolvidos em diversas comunidades de municípios do Cariri paraibano nas áreas de produção animal e vegetal, horticultura, aproveitamento de resíduos e artesanato. Atividades como a criação de cabras leiteiras, de ovelhas, de galinha caipira, implantação de horta orgânica, criação de abelhas e produção de mudas para reflorestamento, serão algumas das atividades destes projetos.

Durante a reunião, foram definidos os cronogramas de execução e compras de materiais e equipamentos que serão utilizados nestes microprojetos, elaborados por alunos do Projeto Universidade Camponesa que participaram do curso de extensão em Formação de Agentes de Desenvolvimento Territorial, realizado nas cidades de Sumé e Serra Branca, no ano de 2009.

A implantação destes microprojetos tem como objetivo fortalecer as vocações produtivas familiares locais, projetos e ações que interajam com cadeias produtivas em processo de consolidação e em consonância com o que estabelece o PTDRS do cariri ocidental da Paraíba.

Também visa ampliar as possibilidades de acesso de jovens agentes de desenvolvimento territoriais a políticas públicas que beneficiam diretamente o território e, implantar unidades demonstrativas com o propósito de promover processos de sensibilização e de multiplicação de projetos e ações inovadoras entre os beneficiários.

O Projeto Implantação de Microprojetos, propiciará a formação e a sistematização de conhecimentos e habilidades que possam se transformar em novas fontes de geração de renda entre jovens agricultores, o desenvolvimento de projetos entre agentes territoriais baseados nos princípios da Universidade Camponesa, a promoção de processos de interação e integração de parcerias técnico-organizativas em vista da implantação de projetos junto à pequena produção rural e o incentivo à reflexão crítica sobre a questão do desenvolvimento a partir dos enfoques da ecologia, da legislação ambiental e da utilização sustentável dos recursos naturais propiciados pelos encontros para a instalação dos projetos.

Com a aplicação destes microprojetos pretende-se implementar nas comunidades rurais a discussão sobre os sistemas de produção da região segundo o enfoque da agroecologia e da sustentabilidades em suas múltiplas faces e apoiar a participação efetiva dos sujeitos individuais e coletivos, com foco para a transparência das ações e construção coletiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3353.1869.

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)

Data: 15/12/2010