Alunos da UFCG produzem presépio de Natal com elementos da cultura nordestina

A obra ficará em exposição durante todo o mês de dezembro

Encontra-se exposto na entrada principal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) um presépio de Natal, uma representação artística do nascimento do menino Jesus em um estábulo. A obra foi produzida por alunos do primeiro período do curso de Desenho industrial sob supervisão do professor Eduardo Carvalho. A peça chama a atenção pelo tamanho e por utilizar materiais rústicos, como estopa, madeira, juta e palha.

A construção do presépio fez parte das atividades da disciplina Estágio Supervisionado I, Designer Vernacular, na qual os alunos representam alguma obra ou objeto utilizando materiais e artefatos presentes no cotidiano e que indicam uma forte ligação com a cultura local.

“No nosso caso, em vez de representarmos no presépio natalino as figura dos três reis magos que presentearam o menino Jesus com incenso, ouro e mirra, idealizamos um trio de forró com sanfona, zabumba e triângulo, que representa bastante a cultura nordestina”, explica o professor Eduardo.

Participaram do projeto 29 alunos. Entre a elaboração e a execução do presépio, os estudantes levaram 30 dias e toda a construção foi executada na oficina de modelos do curso de Desenho Industrial. O presépio ficará em exposição durante todo o mês de dezembro.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 13/12/2010