Editais que promovem a Sustentabilidade da Agropecuária Nacional e o Fortalecimento da Agricultura Familiar já têm resultado

Três das propostas aprovadas são da UFCG

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulga o resultado de dois Editais. Juntos eles irão investir mais de R$ 68 milhões. Ao todo foram aprovadas 217 propostas para apoiar a Sustentabilidade da Agropecuária Nacional e Fortalecer a Agricultura Familiar, sendo três delas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como coordenadores os professores Gesinaldo Ataíde Cândido, Edisio Oliveira de Azevedo e Patricia Herminio Cunha Feitosa.

O CNPq formalizará os resultados por meio de correspondência a ser enviada para cada coordenador de projeto. Confira a baixo um resumo de cada Edital e o link para os resultados completos.

Sustentabilidade da Agropecuária Nacional

O objetivo do Edital 022/10 é apoiar projetos em redes que visem contribuir significativamente para o avanço da agrobiodiversidade e sustentabilidade da agropecuária nacional. O CNPq/MCT selecionou 91 projetos. Ao todo serão investidos R$ 52 milhões.

A chamada é uma iniciativa estruturada, em ampla articulação e integração com ações de Ciência, Tecnologia e Inovação, para estimular e fomentar pesquisas sobre o estado de conhecimento; ameaças e oportunidades para o avanço continuado da sustentabilidade; estímulo à revitalização do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, com ênfase às Organizações Estaduais Pesquisa Agropecuária (OEPAS); geração de bases de dados e informações; definição de indicadores, índices e padrões de sustentabilidade agronômica e zootécnica e conformidade técnica e socioambiental da produção.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o CNPq irão investir o valor global estimado de R$ 16,2 milhões no apoio a 126 propostas aprovadas pelo Edital 058/2010. Os projetos escolhidos deverão desenvolver e fortalecer a agricultura familiar em todo o território nacional. O objetivo é apoiar projetos que desenvolvam ações de experimentação, validação e disponibilização participativa de tecnologias apropriadas à agricultura familiar e de projetos que visem à implantação e consolidação de núcleos de Agroecologia nas instituições de ensino.

Serão apoiadas duas chamadas, uma abrangendo projetos que desenvolvam atividades de extensão rural com foco em inovação tecnológica orientadas para a sustentabilidade da atividade produtiva da agricultura familiar nas suas múltiplas dimensões, e a segunda irá selecionar projetos de implantação ou consolidação de Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia nas instituições de ensino, contribuindo para ampliar a produção científica e a extensão rural a partir dos princípios da Agroecologia junto aos agricultores familiares, fortalecendo parcerias com a assistência técnica e extensão rural visando qualificar a formação de professores, alunos e técnicos.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 10/12/2010