Campeonato Campinense de Xadrez será realizado no próximo domingo

Inscrições podem ser feitas até momentos antes do início das partidas

Na manhã do próximo domingo, dia 12, será realizado no Colégio Alfredo Dantas, em Campina Grande, o 6º Campeonato Campinense de Xadrez. O evento, organizado pelo Clube Campinense de Xadrez, tem início às 9h e, segundo os organizadores, deve reunir um grande número de praticantes deste esporte milenar.

As inscrições podem ser feitas até momentos antes do início das partidas. As taxas custam R$ 10 para a categoria Escolar e R$ 20 para a categoria Aberta. A premiação inclui Jogos de Xadrez, Xadrez de Chocolate, troféus e medalhas, além de prêmios em dinheiro. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 9161.7047.

Originado do Oriente há mais de 2 mil anos, o xadrez está sendo adotado pelo MEC em escolas públicas de todo o país, com o objetivo de desenvolver nos estudantes a capacidade de concentração, de cálculo, a definição de estratégia, além da responsabilidade pela tomada de decisões.

Na UFCG

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Xadrez vem conquistando cada vez mais destaque como esporte e opção de lazer.

No início de novembro, a universidade ficou com a Medalha de Prata na modalidade Xadrez Masculino das Olimpíadas Universitárias Brasileira (JUBs 2010), realizadas em Blumenau, SC, com o doutorando em Ciências da Computação, Paulo Eduardo Barbosa, e, recentemente, concluiu a instalação de um ambiente para a prática do Xadrez.

Dotado de três mesas, tabuleiros oficiais e relógios próprios para a prática da modalidade, o novo ambiente fica localizado no Complexo Esportivo, numa área entre o campo de futebol society e o campo de futebol de areia, e está disponível das 8h às 21h, de segunda a sexta, e nos finais de semana através de agendamento prévio.

Os interessados devem procurar a secretaria do Complexo Esportivo, no Ginásio de Esportes, ou obter outras informações pelo ramal 1343.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 10/12/2010