UFCG mobiliza participantes para organização de surdos na cidade de Sumé

Uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada recentemente durante o festival De Repente Beat, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, mobilizou os participantes para a necessidade de organização dos surdos da cidade de Sumé. Participaram da oficina alunos do curso de extensão em Libras do CDSA e deficientes auditivos convidados.

De acordo com a professora Shirley Barbosa das Neves Porto, coordenadora da oficina, o objeto do evento foi integrar os alunos do curso de Libras com os surdos da cidade que soubessem línguas de sinais e abordar questões sobre a profissão de intérprete de Libras. "Além do objetivo de junção dos surdos, das pessoas entenderem que aliado ao desenvolvimento destas pessoas, existe o intérprete que faz a ponte entre os ouvintes que não sabem a língua dos sinais e os surdos. Também foram abordadas questões sobre como estes indivíduos podem se organizar politicamente e integrar associações que defendam seus interesses".

"A partir do conhecimento da língua de sinais acreditamos que em Sumé se constitua como uma realidade de inclusão para esses sujeitos, dentro de uma perspectiva de respeito à diferença deles que é ter uma existência para o visual", destaca Shirley.

"Sabemos que esses surdos criam sua forma própria de comunicação dentro de casa. Num momento isso oferece a possibilidade de resolução de questões diárias, mas não é uma língua que possibilita a organização do pensamento, do planejamento, das ações naturais dos seres humanos como pensar no futuro, de ter perspectivas, de poder se resolver e aprender coisas diferentes", disse a professora. "Ver os surdos na oficina foi muito interessante, pois acreditamos que possibilita uma guinada na realidade deles. O contato com a Libras e com as pessoas que saibam a língua de sinais certamente fará com que possam se desenvolver plenamente".

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)

Data: 09/12/2010