UFCG institui o Programa de Mobilidade Docente Intrainstitucional

Iniciativa permitirá maior troca de experiências entre docentes bem como o desenvolvimento de ações interdisciplinares

Com o objetivo de fortalecer a interação docente através da troca de experiências em metodologias de ensino, de pesquisa ou de extensão, bem como o desenvolvimento de ações interdisciplinares, acaba de ser instituído pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o Programa de Mobilidade Docente Intrainstitucional (PMDI).

A iniciativa, prevista no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), permitirá que o professor de uma unidade acadêmica possa realizar, em outra unidade, atividades de sala de aula, de laboratórios, de supervisão de estágio, de internato ou de orientação de projetos de pesquisa ou de extensão. Todos os docentes efetivos da UFCG podem participar.

As atividades devem obedecer a um Plano de Trabalho, previamente aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino, e elaborado pela unidade acadêmica interessada em contar com a colaboração de docente não pertencente ao seu quadro de pessoal.

O Plano de Trabalho deve conter programa da disciplina a ser ministrada, ou plano do estágio ou de internato a ser supervisionado, ou ainda projeto de pesquisa ou de extensão a ser orientado, conforme o caso.

Devem constar ainda documentos que comprovem a atuação do docente, nos dois últimos períodos, em atividades de sala de aula, de laboratório, de pesquisa ou de extensão na área objeto da atividade que irá desenvolver; bem como a comprovação da anuência do docente e da unidade acadêmica em que é lotado.

Caso o Plano de Trabalho envolva o deslocamento do docente de um campus a outro, a PRE analisará também a sua viabilidade financeira.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 06/12/2010