Lynaldo Cavalcante lança biografia na tarde desta segunda-feira em Campina Grande

Lançamento acontecerá às 16h, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

O professor Lynaldo Cavalcanti estará na tarde desta segunda-feira, 6, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participando do lançamento da sua bibliografia. O livro, produzido a partir de entrevistas concedidas ao autor Ivan Rocha Neto, trafega pela infância e cruza a trajetória pública de um dos mais expressivos nomes nacionais na área de promoção da educação tecnológica, da pesquisa e desenvolvimento.

Tido como um empreendedor acadêmico, o professor Lynaldo com uma visão futurista e acreditando no potencial da Paraíba, criou em Campina Grande, uma ilha de excelência em produção e disseminação do conhecimento, principalmente em ciência e tecnologia. Como desbravador e pioneiro realizou acordos de cooperação e intercâmbios nacionais e internacionais que impulsionaram a UFCG a ser uma referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

“O livro é leve, sem muitas datas nem nomes. Não é uma biografia clássica”, define o autor, e composto por fatos pitorescos selecionados cuidadosamente. “Muitas vezes, tive que me conter para não contar tantas histórias. São momentos de colaboração e coragem, gestos que definiram caminhos”.

Lynaldo Cavalcanti – Além das Palavras acontecerá às 16h, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque

Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Campina Grande, em 8 de dezembro de 1932. Concluiu o curso de Engenharia Civil em 1955, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Retornou para Campina Grande e atuou como Engenheiro Calculista e Professor da antiga Escola Politécnica (Poli) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), embrião da atual UFCG, onde entre os anos de 1967 a 1972, exerceu diversas cátedras como professor titular, culminando sua brilhante carreira como reitor da instituição, de 1976 a 1980.

Lynaldo foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 1980 a 1985, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e atuou como consultor em diversas instâncias, a exemplo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ocupou a Secretaria Executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) de 1991 a 2008. Em 2009, fundou o Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional (InTC).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 06/12/2010