Hospital Universitário da UFCG ganhará núcleo de telemedicina nesta quinta

Unidade permitirá avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada e pré-diagnóstico à distância

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai ganhar seu primeiro núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) nesta quinta, dia 9. O projeto é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove a integração das atividades de telessaúde no país. A inauguração está marcada para as 13h30min.

Ao todo, 158 instituições em todo o país já são beneficiadas com equipamentos, conexão em banda larga e adequação de salas de videoconferência, distribuídas por todos os estados.

O núcleo de telesaúde da UFCG vai integrar o Hospital Universitário a outras unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico à distância.

Exemplo desta integração são os Grupos de Interesse Especial, nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são 39 grupos.

Rute

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar unidades de telemedicina e telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.

A Rute começou em janeiro de 2006, com 19 Hospitais Universitários (HUs); em 2007, esse número dobrou, incluindo todos os HUs das universidades federais e a implantação de núcleos em IFES ainda sem HUs; em 2008, mais 26 instituições de saúde se associaram através de um convênio da RNP com o Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde; em 2010, são mais 76 instituições, incluindo todos os hospitais públicos certificados de ensino e instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde.

Hoje em sua terceira fase, a rede é formada por 158 instituições, distribuídas por todos os estados do Brasil.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da RNP)

Data: 06/12/2010