Curso de Administração da UFCG recebe conceito 4 do Enade

Classificação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes vai de 1 a 5

O MEC liberou às instituições de educação superior os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009. Dentre os cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avaliados no ano passado, destaque para o de Administração, do Centro de Humanidades (CH), campus de Campina Grande, que obteve conceito 4, numa escala de 1 a 5.

Também foram avaliados os cursos de Ciências Econômicas e Desenho Industrial, ambos do campus de Campina Grande, e os de Direito e de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa, todos com conceito 3.

O curso de Administração do CCJS, também avaliado, não recebeu conceito em virtude de não ainda possuir alunos concluintes.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

A classificação leva em consideração diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, projeto didático-pedagógicos e titulação do corpo docente.

Foram avaliados no ano passado 6.804 cursos das áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Também foram aferidos os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/12/2010