UFCG e IMPA oferecem curso gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio

Inscrições vão até o dia 20 dezembro. Atividade acontece em janeiro de 2011.

De 24 a 28 de janeiro de 2011, professores de Matemática do Ensino Médio de todo o país terão a oportunidade de participar de um curso gratuito de aperfeiçoamento, ministrado pelo maior centro de Matemática da América Latina, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com 29 universidades, dentre elas a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Em Campina Grande e região serão selecionados 100 participantes. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) da UFCG, no campus de Campina Grande.

O treinamento será ministrado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, das 8h às 11h e das 13h às 16h, e dará direito a certificado de participação, além de todo material, incluindo o livro a ser usado. As fichas de inscrição estão disponíveis na página: www.dme.ufcg.edu.br, e o resultado da seleção será divulgado no dia 22 de dezembro.

CAPMEM

O Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (CAPMEM) é realizado duas vezes por ano, no período de férias, durante uma semana, e vem sendo oferecido desde 1990. Aborda assuntos relativos aos conteúdos programáticos das três séries do Ensino Médio, a postura do professor em sala de aula e a importância de relacionar o uso da Matemática no cotidiano.

Cada um dos módulos será realizado simultaneamente no IMPA e nas instituições participantes. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo do IMPA, em teleconferências, utilizando a infra-estrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de chat. As atividades da tarde serão conduzidas pela equipe local.

A equipe no IMPA é formada pelos professores Eduardo Wagner, Elon Lages Lima, Luciano Castro e Paulo Cezar Pinto Carvalho, enquanto que a equipe da UFCG é composta por professores da UAME, coordenados pelo professor Daniel Cordeiro.

Vídeos dos módulos anteriores do curso podem ser visto e baixados gratuitamente na página eletrônica: http://strato.impa.br/. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (83) 2101.1501, ou pelo e-mail daniel@dme.ufcg.edu.br.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 30/11/2010