topo_cabecalho
Senado propõe criação dos prêmios Cesar Lattes e Santos Dumont

Láureas são incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento, diz autor do projeto

 

Tramita no Senado projeto de lei, de autoria do senador Alfredo Cotait (DEM-SP), que institui os prêmios Cesar Lattes e Santos Dumont.

 

O Prêmio César Lattes destina-se ao cidadão brasileiro que receber prêmio ou láurea conhecidos internacionalmente, a exemplo do Prêmio Nobel, por atividades realizadas individualmente ou em instituições localizadas no Brasil, inclusive empresas, com o intuito de estimular o desenvolvimento do pensamento nacional. Será concedido nas áreas de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Economia, Literatura e Paz, nos moldes do Prêmio Nobel, com montante pago em reais equivalente ao recebido em coroas suecas.

 

Já o Prêmio Santos Dumont deve ser conferido a cidadãos brasileiros que, trabalhando individualmente ou em instituições localizadas no Brasil, inclusive empresas, criarem inovações capazes de resolver determinados problemas cuja solução seja de interesse nacional e gere benefícios para a população e/ou para as atividades econômicas brasileiras.

 

- Esse é um desafio, mas, acima de tudo, é um incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento, principalmente para que as nossas cabeças fiquem no Brasil, tenham oportunidade de desenvolver o seu trabalho na pesquisa aplicada e sejam estimuladas para obter esses dois prêmios, diz o senador.

 

(Jornal da Ciência)


Data: 29/11/2010