Campus de Sumé terá Biblioteca Setorial

Obra já foi licitada e construção deve ser iniciada em breve

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, dará início à construção do prédio da Biblioteca Setorial. A obra, que ocupará cerca de 984 m², já foi licitada e a empresa vencedora do certame deverá iniciar a construção em breve. O custo será de aproximadamente de R$ 934 mil.

O prédio da Biblioteca terá dois pavimentos, sendo 800 m² de área no andar térreo e 183 m² no pavimento superior. No térreo funcionarão o acervo bibliográfico, a sala de periódicos, a sala de multimeios, um espaço para estudo em grupo e leitura, ambientes com terminais de computador para consultas pelos usuários, banheiros, guarda-volumes e o setor de empréstimo e atendimento. Já o pavimento superior abrigará a área administrativa da Biblioteca, copa e banheiro.

"Estamos dando andamento à implantação do Campus de Sumé com a realização de várias obras visando oferecer, a toda comunidade acadêmica, um Centro com infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A biblioteca, que terá suas obras iniciadas em breve, permitirá que estudantes, docentes e técnico-administrativos possam desfrutar um aparelho moderno e eficiente para pesquisa e ampliação dos seus conhecimentos", destacou Márcio Caniello, diretor do CDSA.

"A Biblioteca deve ser visualizada como um organismo vivo, com pilares voltados para expansão de informações em fluxo e obtenção de conhecimentos. Pretendemos atingir tais objetivos dispondo de um ambiente moderno e confortável", disse Heloísa Cristina Leandro, chefe da Biblioteca Setorial.

"Salientamos que a proposta arquitetônica da Biblioteca também conta com um jardim totalmente ipermeabilizado (tendo em vista a conservação do acervo), cujo objetivo é ativar a criatividade e inspiração dos usuários. Outra ressalva é um mini-auditório com capacidade para 50 pessoas com tela de projeção cinematográfica para ampliação dos estudos dos estudantes, bem como, um local de apoio aos professores no desenvolvimento de suas aulas".

(Rosenato Barreto - Núcleo de Jornalismo Científico e Divulgação do CDSA/UFCG)

Data: 25/11/2010