topo_cabecalho
Cooperação com a Holanda seleciona projetos na área de engenharia e tecnologia

Foi lançado nesta quarta-feira, 24, o novo programa de cooperação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Holanda, o Programa Branetec. A iniciativa, uma parceria com a Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic), pretende selecionar projetos conjuntos de pesquisa na área de engenharia e tecnologia. As inscrições vão até 31 de março de 2011.

 

O programa Branetec consiste de projetos de parcerias institucionais universitárias exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Cada unidade da instituição de ensino superior proponente poderá apresentar somente uma proposta de projeto.

 

Os trabalhos devem possuir cronograma de duração prevista para dois anos, podendo ser, eventualmente, prorrogada por mais um. A proposta deve contemplar o aprendizado da língua do país parceiro e ser composta por pelo menos dois docentes doutores, além do coordenador.

 

Estão previstas missões de estudo, com bolsa no valor de € 870,00 por mês e missões de trabalho. Também está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil à equipe brasileira, como recursos de material de consumo para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Esclarecimento de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelos emails cpro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e callforproposals@nesobrazil.org Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A previsão é de que o resultado seja divulgado em junho de 2011.

 

Acesse o edital.

 

(Capes)


Data: 24/11/2010