Artigo de professor da UFCG é um dos dez mais citados em publicações científicas

O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antonio Gilson Barbosa de Lima, é um dos pesquisadores premiados pela Editora Elsevier, sediada em Oxford, na Inglaterra, pela co-autoria em um dos dez artigos mais citados em publicações científicas no triênio 2008-2010.

O trabalho intitulado “Apparent thermal diffusivity estimation of the banana during drying using inverse method”, uma nova abordagem para estimativa da difusividade térmica aparente de secagem, foi publicado na revista científica “Journal of Food Engineering” (Jornal da Engenharia de Alimentos) em 2008.

O pesquisador afirma que a premiação é um reconhecimento aos trabalhos científicos desenvolvidos na área de transferência de calor e massa, nesses últimos dez anos nos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e em Engenharia Mecânica da UFCG. “Não só pelo caráter particular, essa conquista engrandece e evidencia a qualidade das pesquisas realizadas pela universidade nessa área de conhecimento”, destacou.

A publicação é resultado da cooperação acadêmica entre a UFCG e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde são lotados os outros dois co-autores do artigo, professores Leandro dos Santos Coelho e Viviana Cocco Mariani. A pesquisa que resultou na publicação do trabalho é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O pesquisador

Antonio Gilson Barbosa de Lima é professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e tecnologia (CCT) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Com ênfase em transferência de calor e massa, escoamento fluido, Matemática Aplicada, princípios variacionais e métodos numéricos, o pesquisador vem atuando principalmente nos temas volumes finitos, secagem e desenvolvimento de secadores, escoamento multifásico e meios porosos.

Antônio Gilson é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1999).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 23/11/2010