topo_cabecalho
Concerto promovido pela UFCG reunirá musica e espiritualidade

Apresentação acontecerá neste sábado, dia 27, às 18h, no Mosteiro Santa Clara

 

Para marcar o início das comemorações natalinas dentro do calendário litúrgico católico, a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai apresentar neste sábado, dia 27, às 18h, no Mosteiro Santa Clara, em Campina Grande, o Concerto para o advento: um encontro entre música e espiritualidade

 

O evento, cuja entrada será gratuita, contará com a participação do Coro do Mosteiro Santa Clara e dos coros de Câmara, Masculino e Coral em Canto da UFCG. Na ocasião, os corais interpretarão repertórios sacros que versarão sobre o tema. Cada grupo apresentará quatro peças, algumas acompanhadas por conjuntos instrumentais.

 

Para criar um clima de introspecção e contribuir para o processo de interpretação e reflexão musical e espiritual, a igreja será toda ambientada à luz de velas.

 

De acordo com o coordenador do evento, o professor e maestro Vladimir Silva, o concerto será uma forma de resgatar a qualidade artística da música sacra e as obras que se tornaram cânones dentro da literatura de coral de vários períodos e autores. “O concerto será um momento único e de integração entre a música e a arte sacra da mais alta expressão”, acrescenta.

 

Além dos números musicais, o evento também contará com a leitura de passagens bíblicas, do Velho e Novo Testamento, que tratam do advento

 

Coro do Mosteiro Santa Clara

 

Um dos pontos altos do concerto será a participação do Coro do Mosteiro Santa Clara, formado exclusivamente pelas freiras que vivem enclausuradas. Este ano o grupo completa 60 anos de existência.

 

Segundo o professor Vladimir Silva, que também é maestro do coral, está sendo realizado um trabalho junto ao grupo para resgatar o repertório tradicional da Igreja Católica com o Coro do Mosteiro, incluindo o canto gregoriano. “Parte deste trabalho e pesquisa poderão ser conferidos na apresentação do próximo sábado”, diz.

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)


Data: 23/11/2010