Ex-aluno da UFCG conquista prêmio nacional de design

Tássio Devison Sousa venceu o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio com o projeto de uma caixa para transporte de órgãos para transplante

Premiações de alunos, professores e ex-alunos já fazem parte da história do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde sua criação, em 1978, são inúmeras as conquistas alcançadas, referendando-o como uma verdadeira “usina” de talentos.

Este ano não foi diferente. Na última semana foram anunciados os vencedores do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio 2010. Na modalidade Profissional, categoria Produtos e Aplicações, venceu o ex-aluno Tássio Devison Sousa.

“Foi uma ótima surpresa”, comemora o designer, formado em 2008, que conquistou o primeiro lugar com o projeto Boxterm, uma caixa térmica para transporte de órgãos para transplante.

“A idéia deste projeto surgiu de conversas com minha namorada, que estuda Enfermagem, e sempre questiona o uso de caixas térmicas comuns, do tipo que se usa para levar cerveja à praia, no transporte de material tão importante”, explica.

O utensílio desenvolvido pelo ex-aluno da UFCG é todo feito de alumínio e apresenta diversos compartimentos, onde os órgãos podem ser acondicionados de forma separada. “Fica muito mais seguro”, observa o designer, que demorou cerca de 15 dias para finalizar o projeto.

Esta não é a primeira vez que Tássio Devison tem seu talento reconhecido. Em 2008, foi o único finalista das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do prêmio Estudante Universitário da Tok&Stok. No mesmo ano, foi finalista do Prêmio Hotweells 40 anos, com o projeto do redesenho do carro Punto, da Fiat.

Bienal Ibero Americana de Design

Na última semana também foi anunciada a seleção do projeto Redesenho da Pistola de Cola Quente, da aluna Karolina Celi Tavares, para a II Mostra de Estudantes da Bienal Ibero Americana de Design, BID10, que tem início nesta segunda, 22, em Madri, na Espanha.

A BID reúne trabalhos de 23 países e é um dos encontros mais importantes do design contemporâneo ibero-americano. Acontece na Central de Design do Matadero Madrid, ponto de encontro de profissionais e instituições de design da América Latina, Espanha e Portugal.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 22/11/2010