Resultados do exame de 2009 são liberados para instituições

As 1.695 instituições de educação superior que tiveram cursos avaliados no ano passado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) terão acesso preliminar aos indicadores de qualidade a partir da tarde desta sexta-feira, 19. Cada instituição poderá conferir apenas os próprios dados.

Os pedidos de reconsideração devem ser encaminhados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir de terça-feira, 23 — o prazo vai se estender até 3 de dezembro.

Os indicadores — conceito Enade, indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD), conceito preliminar de curso (CPC) e índice geral de cursos da instituição (IGC) — só serão abertos a consulta pública depois de decorrido o período para pedidos de esclarecimentos, análise e reconsiderações.  A liberação preliminar dos dados às instituições garante a elas o direito à análise e à solicitação de esclarecimentos antes da divulgação consolidada.

No ano passado, foram avaliados 6.804 cursos das áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Também foram aferidos os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

As informações estarão disponíveis no sistema e-mec para consulta por meio de senha encaminhada aos pesquisadores institucionais cadastrados.

(MEC)

Data: 19/11/2010