topo_cabecalho
Finep aprova projetos da UFCG para desenvolvimento dos campi fora de sede

Serão liberados recursos no valor de R$ 2.356.690,00 para os campi de Cajazeiras, Cuité e Patos

 

A partir de 2011, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) começará a desenvolver três projetos para implantação de infraestrutura e pesquisa científica nos campi de Cajazeiras, Cuité e Patos. Os projetos, orçados no valor total de R$ 2.356.690,00, foram aprovados através da chamada pública MCT/Finep/Ct – Infra e serão financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep),

 

No campus de Cajazeiras, será implantado o subprojeto Central de Pesquisas Ambientais do Semiárido. Coordenado pelo professor Josias de Castro, a proposta tem como estratégia prioritária a implantação de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de pesquisa em meio ambiente e sociedade no semi-árido nordestino.

 

Já no campus de Cuité, o subprojeto Processos Biotecnológicos para o Desenvolvimento de Tecnologias Industriais Inovadoras visa à consolidação das atividades de pesquisa para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa e a busca da excelência em áreas estratégicas, tais como energias renováveis, produção e controle de compostos bioativos e reaproveitamento de efluentes industriais na área de alimentos trazendo potenciais benefícios sócio-econômicos para região. A coordenação do projeto ficará a cargo da professora Marta Maria da Conceição.

 

Em Patos, sob coordenação do professor Marcílio Fontes Cézar, será desenvolvido o subprojeto Implantação e Melhoria da Infraestrutura de Pesquisa no Campus de Patos da UFCG, cujo objetivo é fortalecer e consolidar os programas de pós-graduação já existentes no campus.

 

De acordo com coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Marcelo de Sá, os campi terão o período de 36 meses para implantação de cada subprojeto. Para ele, esses recursos serão essenciais.  “A aprovação desses recursos serão de suma importância para o desenvolvimento, consolidação e fortalecimento dos programas de pós-graduação já existentes, bem como terão impactos decisivos nas graduações destes campi”, avalia.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 16/11/2010