topo_cabecalho
Estudantes da UFCG participam de conferência sobre políticas públicas em Natal

Um grupo de estudantes dos cursos de Gestão Pública, Ciências Sociais e Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, participou na última semana, da I Conferência Nacional de Políticas Públicas contra a Pobreza e a Desigualdade, promovida pelos departamentos de políticas públicas da UFRN e USP. O evento foi realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, na cidade de Natal, RN.

 

A participação dos estudantes do CDSA teve como objetivo acompanhar de perto as principais discussões sobre o tema do evento. Partindo exatamente do Nordeste, região que concentra os maiores contingentes de populações excluídas no país, a proposta, como evento de extensão, foi pensada também para reunir especialistas nacionais e internacionais no estudo e discussão de políticas públicas efetivas para a redução da pobreza e da desigualdade.

 

"Este momento foi importante, pois através dos debates, pudemos identificar os fatores e tendências que irão nortear a formação de uma agenda mundial e nacional para as próximas décadas", disse o estudante de Gestão Pública, Marivaldo Alcântara. "As discussões poderão servir em muito para a formação dos alunos participantes, bem como de subsídio aos gestores públicos presentes".

 

O estudante de Educação do Campo, José Arnaldo, destacou que "o debate em cima do desenvolvimento pensado na questão ambiental veio em um momento oportuno, onde o mundo se volta para este tema. Esperamos que o Estado Brasileiro construa urgentemente sua agenda política que venha ajudar no desenvolvimento sustentável tão comentado na conferência".

 

Vários especialistas nacionais e internacionais estiveram presentes a exemplo de José Luis Fiori, Ricardo Antunes, Gabriel Virtullo, Tânia Bacelar, Maria da Glória Gohn e Ermínia Maricato.

 

Na oportunidade, os alunos do CDSA aproveitaram para agradecer o apoio dado pelo Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH) criado recentemente no Campus Sumé, sob coordenação do professor José Irivaldo Alves O. Silva.

 

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)


Data: 16/11/2010