I Congresso Universitário da UFCG reunirá professores, servidores e alunos de todos os campi

O I Congresso Universitário da UFCG reunirá no período de 18 e 20 deste mês, em Campina Grande, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, 120 estudantes, servidores e professores de todos os campi da instituição, com o objetivo de debater e aprovar propostas para melhorar seu funcionamento. O tema central do congresso será: UFCG – Passado, Presente e Futuro. Os delegados deverão ser eleitos até o próximo dia 16.

Os delegados do I Congresso Universitário da UFCG discutirão temas polêmicos para a instituição como: Avaliação institucional; Expansão e desmembramento da UFCG; Reforma Estatutária; Gestão democrática e o processo de escolha de dirigentes; Acesso e permanência; Precarização do trabalho e terceirizações; H.U´s e as Fundações ditas de apoio e Ensino, Pesquisa e Extensão.

Na abertura do evento, no dia 18/11, às 20h, participarão a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Marina Barbosa Pinto e o reitor da UFCG, Thompson Mariz. A presidente da entidade realizará uma palestra antes da plenária inicial sobre “Autonomia e Democracia Universitária”.

O Congresso está sendo patrocinado pelas entidades representativas de todos os segmentos da UFCG como: SINTESPB da UFCG, DCE, ADUFCG, ADUFCG-Patos e ADUC.

A escolha dos delegados para o Congresso seguirá o critério da paridade, ficando cada segmentos da universidade com 33,3% dos delegados. O Congresso terá a participação de 120 delegados, sendo 40 por cada segmento. A maior representação será de Campina Grande, já que é o campus com maior número de docentes, estudantes e técnicos administrativos.

A Comissão Organizadora do Congresso está finalizando o caderno de textos do Congresso, que reunirão o regimento interno do evento, cronograma, textos de apoio sobre os sub-temas do evento e teses enviadas por seus participantes. Todo material e outras informações também estarão disponíveis no blog do evento: www.congressouniversitariodaufcg.wordpress.com.

O Congresso está sendo considerado um marco histórico na UFCG, pois pela primeira vez reunirá todos os segmentos da instituição para discutir e aprovar propostas para transformar universidade. Antes, cada segmento realizava seus fóruns de debate e deliberação de forma isolada.

(Fred Oliveira - Assessoria de Imprensa da ADUFCG)

Data: 11/11/2010