Lançadas edições comemorativas da RBPG com imagens de IES brasileiras

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior lançou nesta terça-feira, 9, edições 12 e 13 da Revista Brasileira de Pós-Gradução (RBPG). O lançamento aconteceu juntamente com o aniversário do Portal de Periódicos.

São os primeiros exemplares a circularem com a nova identidade visual, criada por Igor Escalante Casenote. O estudante foi vencedor do 2º Concurso "Identidade Visual da Revista Brasileira de Pós-Graduação", lançado nacionalmente, do qual participaram 15 alunos de mestrado e doutorado, vinculados a programas de pós-graduação recomendados pela Capes nas áreas de Artes Gráficas, Design, Comunicação, Marketing e áreas afins.

Edições

Em abertura às comemorações dos 60 anos da Capes, as edições trazem a homenagem que a fundação faz à parceria com as instituições de ensino superior, por meio da publicação de fotos de seus prédios históricos.

Atendendo a convite lançado em julho de 2010, 72 instituições de ensino superior enviaram um total de 573 fotos. Na edição número 12, serão postadas imagens de dez delas, além da Capes. Nos próximos números da RBPG serão incluídos outros grupos de fotos. Também farão parte da 12ª edição da RBPG nove artigos, sendo dois na seção Debates, cinco em Estudos e dois em Experiências.

Comemorando os dez anos do Portal de Periódicos da Capes, a RBPG 13 traz imagens das nove instituições que mais acessam o Portal. Foram recebidos 34 textos para avaliação e oito deles compõem a revista. Os temas variam entre histórico do Portal de Periódicos, sua evolução e utilização; incremento da produção científica em áreas do conhecimento; mapeamento de redes multidisciplinares com WebQualis; estudos bibliométricos e avaliação da coleção; entre outros.

RBPG

Lançada em agosto de 2004, a RBPG é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. A publicação é disponibilizada para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de se encontrar disponível no portal da Capes.

Com uma média de 8,5 mil a 10 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

Aquisição

Para adquirir um exemplar avulso da RBPG, deve-se efetuar depósito, por meio da Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU), disponível no sítio do Tesouro Nacional. O recolhimento dos valores deve ser efetuado no Banco do Brasil. O valor unitário da revista é de R$ 10, sendo a taxa de postagem por unidade R$ 1,50 para remessa simples, ou R$ 6 para remessa registrada. Após a realização do depósito, deve-se enviar o comprovante de pagamento, nome, telefone e endereço do destinatário por meio do fax (61) 2022-6902. Saiba mais sobre o processo de aquisição da RBPG.

Conheça mais sobre a Revista Brasileira de Pós-Graduação e tenha acesso às novas edições aqui.

(Capes)

Data: 10/11/2010