II Semana de História da UFCG começa nesta terça no campus de Cajazeiras

Fazem parte da programação conferências, minicursos, simpósios temáticos, mesas redondas e atividades culturais.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promove a partir desta terça, dia 9, no campus de Cajazeiras, a II Semana de História. Com uma vasta programação de conferências, minicursos, simpósios temáticos, mesas redondas e atividades culturais o evento prossegue até a próxima sexta, dia 12, no Centro de Formação de Professores (CFP).

O tema escolhido para a edição 2010, Temporalidades e Escrituras do Sertão Nordestino, congrega o desenvolvimento de pesquisas das áreas de história e geografia, bem como contempla o diálogo e a participação direta de trabalhos de outras áreas do conhecimento, a exemplo de letras, educação, saúde e ciências.

A abertura do evento está marcada para começar às 19h com a conferência Ler, pensar e viver o sertão: um espaço definidor de minha trajetória como historiador, que será ministrada pela professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria do Socorro Rangel.

A II Semana de História: Temporalidades e Escrituras do Sertão Nordestino tem como proposta divulgar e discutir as pesquisas desenvolvidas pela UFCG no âmbito dos seus programas institucionais, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic), Programa de Bolsas de Extensão (Probex),Programa de Licenciaturas (Prolicen) e Monitorias.

Outras informações podem ser obtidas através do site do evento: http://www.cfp.ufcg.edu.br/iisemanadehistoria/index.html

Confira a programação:

Dia 09/11 (Terça)

08h às 11h – Credenciamento

19h às 21h30 – Cerimônia de Abertura

Conferência: Ler, pensar e viver o sertão: um espaço definidor de minha trajetória como historiadora (profa. Msc. Maria do Socorro Rangel/UFPI)

21h30 às 22h – Apresentação Cultural

Dia 10/11 (Quarta)

08h às 10h – Mini-curso

10h às 12h – Mesa redonda: Construindo um diálogo interdisciplinar: fontes diversas para a construção histórica do sertão nordestino.

- Prof. Dr. Josias de Castro Galvão

- Prof. Dr. Osmar Luis da Silva Filho

- Profa. Msc. Maria de Lourdes Dionízio Santos

21h às 22h – Atividades Culturais

Dia 11/11 (Quinta)

08h às 10h – Minicurso

10h às 12h – Mesa redonda: A construção histórica do sertão (e do sertanejo) em sala de aula: reflexões sobre o papel do professor.

- Prof. Msc. Isamarc Gonçalves Lôbo

- Prof. Msc. Rodrigo Pessoa

- Prof. Dr. Manoel Dionizio Neto

21h às 22h – Atividades culturais

Dia 12/11 (Sexta)

08h às 10h – Minicurso

10h às 12h – Entrevista aberta: Testemunhos e trajetórias de sertanejos

Interlocutores: José Antônio Albuquerque, Francisco das Chagas Amaro e Rubismar Marques Galvão.

19h às 21h – Minicurso

21h às 22h – Conferência de Encerramento: Os labirintos do sertão e seus tesouros encantados (Profa. Dra. Maria do Socorro Cipriano (UEPB).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 08/11/2010