topo_cabecalho
Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos é apresentada no campus de Sumé

Proposta é voltada à economia solidária no Semiárido

 

Coordenadores das unidades acadêmicas e professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estiveram reunidos na tarde dessa quinta-feira (28) com a professora Crislene
Rodrigues do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do campus de Campina Grande. Ela apresentou o projeto do curso de pós-graduação lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Economia Solidária no Semiárido paraibano.

 

A especialização será coordenada pela Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da UFCG e está previsto para ser realizada em todos os campi da universidade.


Objetivando promover a integração dos conhecimentos e práticas da Economia Solidária com os diversos atores envolvidos em atividades de formação e produção de material pedagógico-formativo e de apoio didático em Educação de Jovens e Adultos (EJA), o curso possibilitará aos alunos e às comunidades a apropriação de novas formas de geração de trabalho e renda, de maneira sustentável e solidária.

Além da pós-graduação, será realizado o curso de Extensão em Economia Solidária e Autogestão, voltado à capacitação de educadores, educandos, trabalhadores e comunidades para atuarem com multiplicadores junto aos empreendimentos econômicos solidários. Segundo Crislene Rodrigues, coordenadora do projeto, a proposta contempla a formação de 280 especialistas e 210 extensionistas.

Incubadora de Empreendimentos


 A Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários tem como objetivo desenvolver a incubação e o fortalecimento de empreendimentos autogestionários, com finalidade de gerar trabalho e renda, inclusão socioeconômica dos trabalhadores, através de ações de sensibilização, capacitação e assessoramento, de forma a integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento local e regional. A incubadora tem desenvolvido e apoiado projetos junto a comunidades de catadores de resíduos sólidos, agricultores, mulheres de assentamentos rurais e usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)


Data: 29/10/2010