Novo programa promove elaboração de obra científica entre Brasil e França

Foi lançado nesta quarta-feira, 27, o novo Programa Saint-Hilaire, que irá selecionar propostas de edição de obras científicas de autoria de pesquisadores do Brasil e da França. O programa pretende fortalecer a cooperação científica entre os dois países nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas e divulgar a produção conjunta de brasileiros e franceses. As inscrições vão até o dia 13 de dezembro.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Ministério Francês das Relações Exteriores e Européias (MAEE), representado pela Embaixada da França no Brasil.

As propostas apresentadas deverão ter como objetivo a elaboração conjunta de uma obra científica inédita nos idiomas português e francês. A obra deverá ser resultado de atividades desenvolvidas por pesquisadores brasileiros em cooperação com universidades, centros de ensino superior ou instituições de pesquisa da França.

Cada proposta deverá ser apresentada simultaneamente por um pesquisador no Brasil e um na França. Serão aceitas propostas de obra científica nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, com foco nas grandes questões de interesse da sociedade brasileira contemporânea. Ao final, serão selecionadas até dez propostas de edição de obras científicas.

Os proponentes deverão ser pesquisadores vinculados a uma instituição de ensino superior ou pesquisa em cada país, com publicação prévia na temática escolhida para edição da obra científica e de reconhecida competência na área. O programa prevê a concessão anual de até duas viagens de trabalho para o pesquisador proponente da obra, com duração de sete a 15 dias.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet por meio do preenchimento do formulário de inscrição online, disponível no site da Capes. Para o esclarecimento de dúvidas e para obtenção de informações adicionais, está disponível o endereço de email sainthilaire@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e o telefone (61) 2022-6657.

Saint-Hilaire

O nome do programa faz referência a Auguste de Saint-Hilaire, botânico e naturalista francês que veio ao Brasil no começo do século XIX e escreveu uma série de relatos sobre o país. Saint-Hilaire recolheu uma série de informações sobre o uso de plantas na medicina, na alimentação e na indústria e descreveu com sensibilidade suas impressões sobre a variedade do mundo vegetal no Brasil.

Acesse o edital.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 28/10/2010