Projeto da UFCG irá desenvolver sistema de conversão de energia solar em eletricidade

Objetivo principal é a formação de pessoal para atuação na área

Desenvolvimento de Sistemas Fotovoltaicos e Medidores para Conexão com a Rede Elétrica. É este o título do projeto que será desenvolvido, durante dois anos, por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa será financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com recursos da ordem de R$ 324 mil.

Sistemas fotovoltaicos convertem energia solar em eletricidade. No caso da UFCG, o projeto também prevê o desenvolvimento de medidores para conexão com a rede elétrica, caso em que os módulos fotovoltaicos atuarão como uma fonte de energia complementar ao sistema elétrico ao qual estará conectado.

De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor Maurício Corrêa, a aprovação da UFCG para realizar este projeto é um compromisso de consolidação da instituição na busca pela excelência. “Outro benefício é contribuirmos com a formação de pessoas para atuar nesta área, colaborando com o desenvolvimento e inovação tecnológica”, afirma.

Além do pesquisador Maurício Côrrea, o projeto terá a participação de dois alunos bolsistas, pós-graduandos em Engenharia Elétrica e professores do Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM) do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 27/10/2010