Pibid lança edital com foco na formação para a diversidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC), divulga nesta segunda-feira, 25, o edital para seleção de propostas de projetos de iniciação à docência para a diversidade no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Candidaturas

Podem apresentar proposta as instituições públicas e as universidades e centros universitários comunitários, confessionais e filantrópicos, sem fins econômicos, que desenvolvam os projetos do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind) e do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), aprovados pela Secad.

As propostas deverão levar em consideração as especificidades da formação para a diversidade e das escolas situadas em comunidades indígenas e do campo, harmonizando essas realidades aos objetivos estabelecidos para o Pibid.

Cada instituição poderá apresentar um único projeto institucional. Poderão, ainda, ser apresentados subprojetos distintos no âmbito do Prolind e do Procampo para as seguintes áreas de licenciatura: Línguas/Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Agrárias/Desenvolvimento Agroecológico. Os recursos destinados ao edital Pibid Diversidade prevê o atendimento de até oito subprojetos por instituição de ensino superior (IES).

Para participar do processo seletivo, as propostas devem ser apresentadas exclusivamente por meio do guichê eletrônico online, disponível no site da Capes a partir de 29 de outubro. O projeto institucional, os subprojetos e os documentos elencados devem ser encaminhados à Capes, por remessa postal registrada, impreterivelmente até cinco dias úteis após o envio da proposta eletrônica, sob a referência Chamada Pública Capes/Secad - Pibid Diversidade para o endereço Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) / Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) / Setor Bancário Norte – Quadra 02, Bloco L – Lote 6 – 4º andar / CEP: 70040-020 – Brasília/ DF.

As propostas devem ser submetidas até o dia 22 de novembro.

Benefícios

O financiamento dos projetos institucionais do Pibid Diversidade observará o limite máximo de R$ 2 milhões por projeto institucional, pelo prazo de 24 meses. São itens financiáveis bolsas de estudo nas modalidades iniciação à docência, coordenação institucional, coordenação de área e supervisão; e verbas de custeio destinadas ao pagamento de despesas essenciais à execução do projeto institucional, tais como deslocamentos (passagens) terrestres, fluviais e aéreos, concessão de diárias no país, aquisição de material de consumo e serviços de terceiros - pessoa física e jurídica.

Análise das propostas

A análise e o julgamento das propostas será realizada em três etapas, sendo elas análise técnica, análise de mérito e aprovação e homologação pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Capes. A relação das propostas aprovadas será divulgada em dezembro deste ano no Diário Oficial da União e na página da Capes.

Confira o edital completo.

Mais informações pelo e-mail pibid.diversidade@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 0800 616161.

(Capes)

Data: 25/10/2010