UFCG publica lista de alunos que responderão a pesquisa nacional

Selecionados aleatoriamente, estudantes preencherão questionário eletrônico que permitirá traçar o perfil dos alunos de graduação das Ifes

Foi divulgada nesta quinta-feira, 21, pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitário (Prac) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a relação dos 411 estudantes selecionados, aleatoriamente, para responder ao questionário socioeconômico e cultural eletrônico que permitirá as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) traçar o perfil dos alunos de graduação presencial das universidades federais do país.

Os estudantes, selecionados por curso, representam 3,1% dos 13.243 estudantes de graduação da UFCG. A coordenação local da pesquisa, através de seus representantes nos campi, os disponibilizará o login (identidade) e a senha de acesso ao Sistema de Informação do Perfil do Estudante dos Cursos de Graduação (Sipe-Brasil). O prazo para que eles respondam às questões formuladas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) segue até o próximo dia 21 de novembro.

O questionário eletrônico, dividido em oito etapas, poderá ser preenchido de forma compassada, sem a obrigatoriedade de ser finalizado no primeiro acesso. No entanto, após o aluno responder, salvar e avançar para outra categoria de perguntas, o passo anterior não poderá mais ser modificado.

Na semana passada, o coordenador de Assunto Estudantil da UFCG e coordenador institucional da pesquisa, Antônio Gláucio, esteve nos campi capacitando os facilitadores – representantes da Assistência Estudantil – orientando-os para o auxílio ao preenchimento dos dados e no convencimento da importância da pesquisa para os discentes e a universidade.

Com alternativas pré-definidas de respostas, a pesquisa contempla desde os dados pessoais do aluno, como sua idade e cor, a questões relativas à própria Universidade. Outros pontos, como informações familiares e culturais, antecedência escolar, vida acadêmica atual, expectativa profissional e qualidade de vida, ajudarão a construir o perfil dos graduandos da UFCG e das outras universidades federais.

Antônio Gláucio ressalta que os dados coletados e analisados serão substanciais para o aprimoramento do planejamento e execução das políticas e programas de assistência estudantil no âmbito institucional e nacional.

Maiores esclarecimentos sobre a pesquisa e como acessar ao Sipe-Brasil podem ser obtidos com o próprio coordenador, pelo telefone 2101.1007.

Lista dos alunos selecionados.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 21/10/2010