Alunos da UFCG recebem prêmio de melhor artigo em simpósio internacional

Evento foi realizado no período semana passada em Recife

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Rafael Fernandes Lopes, Carlos Danilo Miranda Regis e Marcelo Portela Sousa, foram agraciados com um dos prêmios de melhor artigo do 13º Simpósio Internacional sobre Comunicações Multimídia Pessoais Sem Fio (Wireless Personal Multimedia Communications Symposium - WPMC 2010), realizado no período de 11 a 14 de outubro, em Recife, PE.

O artigo, intitulado FAST: A Fuzzy Adaptive Spatial Video Transcoding System, desenvolvido sob orientação dos professores Marcelo Alencar e Waslon Terllizzie, foi selecionado entre os melhores do evento, e, segundo Rafael, é fruto de um esforço conjunto desenvolvido no Iecom (Instituto de Estudos Avançados em Comunicações), onde o trabalho foi concebido.

“É importante destacar o apoio que foi concedido por diversas outras instituições, como a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Maranhão), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Universidade Federal de Campina Grande e os Institutos Federais do Maranhão e da Paraíba", ressalta.

WPMC 2010

A série de simpósios teve início em 1998, no Yokosuka Research Park, no Japão, prosseguindo em outros países da Ásia, na Europa e na América do Norte. O evento tem como objetivo o compartilhamento de resultados de pesquisas, bem como novas aplicações práticas na área da comunicação sem fio multimídia. Este ano o simpósio teve como palco o Mar Hotel, em Boa Viagem, Recife, sendo realizado pela primeira vez na América Latina.

Em 2011, o evento será realizado na cidade portuária de Brest, na França. O tema do simpósio será "Comunicações, Redes e Aplicações para a Internet das Coisas" (Communications, Networking and Applications for the Internet of Things).

Mais informações, bem como a chamada de trabalhos do evento, podem ser obtidos no portal do Iecom (www.iecom.org.br) ou na página http://www.wpmc2011.org/.

Data: 19/10/2010