Magia do circo invade a Unidade de Educação Infantil da UFCG

Apresentações e exposições marcam comemoração dos 32 anos da UEI

Com o tema A criança e a Arte, acontece até essa quarta-feira, 20, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Mostra Pedagógica comemorativa dos 32 anos da Unidade de Educação Infantil (UEI) da instituição. Na manhã desta terça, 19, na abertura do evento, a professora-doutora Gleyce Gorsky falou sobre a sexualidade infantil, em palestra para os professores e pais dos alunos.

Este ano, literalmente o grande espetáculo está sendo as apresentações dos alunos em números cômicos (palhaços), malabarismos e mágicas num dos ambientes da UEI decorado em forma de circo. As performances circenses resultam de uma oficina sobre a arte e o encanto do circo popular promovida pelos educadores da unidade.

Numa oficina de instrumentos musicais, os alunos e seus pais aprendem a produzir artesanalmente flautas, tambores, reco-recos e ganzás; enquanto, na oficina de pintura, as crianças colorem camisetas utilizando os dedos e mãos. Por toda a UEI estão expostos painéis com gravuras e auto-retratos confeccionados pelos alunos.

Outro destaque da mostra é a horta de plantas medicinais cultivada pelas crianças. Numa das salas de aula, alunos oferecem chás das ervas colhidas nos canteiros e falam da utilidade de algumas delas.  No mesmo espaço, alunos de Engenharia Agrícola ensinam a fazer compostagem.

Com mais de três décadas de funcionamento, a UEI já beneficiou mais de três mil crianças de dois a cinco anos, com ensino de qualidade e muita responsabilidade na arte de educar. Atualmente, 120 alunos, filhos de professores, servidores ou estudantes do campus de Campina Grande, estão matriculados.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 19/10/2010