Ciência e Tecnologia devem ser o foco da Paraíba para o desenvolvimento, avalia reitor da UFCG

"As políticas públicas devem ser consideradas como de estado. Não devem sofrer descontinuidade, como se fossem simplesmente políticas de um governo”, essa consideração do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, foi destaque na solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre o governo estadual, prefeitura municipal e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba para implantação do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), nessa quinta-feira, 14.

A declaração foi o arremate no pedido do reitor à classe política paraibana, em especial aos que governam ou governarão o Estado, para que seja criada uma secretaria exclusiva pra Ciências e Tecnologia. Para ele, é fundamental pensar o futuro da Paraíba sem fatiar as ações em interesses e conveniências.

“O nosso desenvolvimento social e econômico virá por ações políticas focadas especificamente na gestão C&T, substancial para a inovação e geração dos arranjos produtivos. As universidades há muito geram o que há de mais precioso para o sucesso desse empreendimento: a riqueza intelectual advinda com as suas pesquisas reconhecidas nacionalmente e, em alguns casos, internacionalmente”, explicou.

Mariz também fez um relato das conquistas da UFCG, as premiações e o reconhecimento que a universidade vem recebendo de órgãos de fomento e da imprensa nacional, como, por exemplo, o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria Mérito Institucional, que estará recebendo na próxima terça-feira, 19, em Brasília.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 15/10/2010