Aluno da UFCG recebe medalha de ouro na II Competição Iberoamericana de Matemática

Concorreram mais de 50 universitários do Brasil, Colômbia, Equador, México e Venezuela.

O estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Felipe Gonçalves de Assis, ganhou medalha de ouro na II Competição Iberoamerica Interunivertsitária de Matemática, realizada de 03 a 09 de outubro, no Rio de Janeiro.

Concorrendo com mais de 50 universitários do Brasil, Colômbia, Equador, México e Venezuela, o estudante da UFCG ficou entre os seis estudantes que receberam medalha de ouro na competição.

Para garantir a medalha, Felipe participou de dois de provas e conseguiu resolver os problemas de matemática propostos na competição. Cada prova era composta por três problemas e o candidato deveria resolvê-los em até 4h30m.

“Uma das questões propostas na competição envolvia Álgebra e eu fui o único aluno que conseguiu resolver, graças a uma disciplina que eu cursei na UFCG no semestre passado”, relembra o estudante.

Habituado a participar de competições de Matemática, o estudante explica que esse tipo de evento é importante  para aperfeiçoar e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de ser uma ótima forma de fazer contatos. “Pude conhecer universitário de várias instituições do Brasil e de outros países. Esses contatos podem transformar-se em contatos profissionais com pesquisadores da mesma área de interesse”, declara.

Além de estudar engenharia elétrica na UFCG, Felipe Gonçalves de Assis, também é aluno especial do Mestrado em Matemática da instituição.

A competição

Organizada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a II Competição Iberoamerica Interunivertsitária de Matemática, é direcionada aos universitários que trabalham com conceitos básicos teoria dos números, geometria, combinatória, cálculo e álgebra, agrupados em um só nível.

O objetivo da competição é incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária iberoamericana, melhorando a capacidade científica através da motivação e da competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico destes países.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 15/10/2010