topo_cabecalho
Três projetos da UFCG são aprovados no Programa Nacional de Pós-Doutorado

Três propostas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram aprovadas no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). Os autores são os professores José Dantas Neto, Francisco Vilar Brasileiro e Carlos Alberto Vieira de Azevedo.

 

O resultado do Edital 28/2010, que visa incentivar a atuação de jovens doutores em projetos de pesquisa, foi divulgado pelo CNPQ nesta quinta, 14. No total, foram aprovados 588 projetos.

 

A chamada que irá investir R$ 41,25 milhões no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) é uma iniciativa do CNPq e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), agências do Ministério da Ciência e Tecnologia, e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

O PNPD incentiva a absorção de jovens doutores nos projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas para o país, reforçando a pós-graduação e os grupos de pesquisa nacionais, além de apoiar empresas de base tecnológica, entidades setoriais de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas e Núcleos de Inovações Tecnológicas das Instituições Científicas e Tecnológicas.

 

De acordo com publicação recente lançada pelo CGEE na 4a CNCTI, o Brasil alcançou a marca de 11 mil novos doutores titulados no ano de 2008. Segundo considerações feitas pelos ministérios, esses recém-formados não são absorvidos com a devida velocidade pelas instituições de pesquisa nem pelas empresas do país.

 

Confira o resultado completo em: http://www.cnpq.br/resultados/2010/028.htm

 

 (Kennyo Alex, com dados da Assessoria de Comunicação Social do CNPq )


Data: 14/10/2010